Plano de aplicação de vinhaça (PAV)
As usinas de cana-de-açúcar do estado de São Paulo têm agora a possibilidade de aderir ao Plano de Aplicação de Vinhaça (PAV) simplificado, estabelecido pela CETESB.
A vinhaça é um subproduto da fabricação do etanol, rica em potássio e ideal para a fertilização natural do solo.
A regulamentação considerou as especificidades da aplicação da vinhaça de forma dirigida, com controle vazão, direcionamento e lâmina máxima de 30m3/ha.
Neste novo cenário, a Grunner oferece ao produtor a tecnologia embarcada nos caminhões Mercedes Benz modelo ASP. O sistema Grunner controla a taxa fixa ou variável da aplicação prescrita nos mapas conectados à direção autônoma do caminhão e os sensores dos bicos aplicadores garantem o não remonte da aplicação.
Os custos de aplicação utilizando o caminhão são menores. O consumo de combustível é cerca de 40% menor quando comparado ao trator. No conjunto, O MB/Grunner na aplicação de vinhaça garante menor emissão de CO2 (pela redução do consumo de combustível) + aplicação correta do fertilizante natural (vinhaça) + maior produtividade (bitola ajustada para não compactar a linha de cana). Os modelos ASP têm capacidade de carga de 15 m3 (6x4) e 22,5 m3 (8x4).
Compartilhar: